Ar-condicionado movido a energia solar: mito ou verdade?

Devido às altas temperaturas as pessoas buscam alternativas para se refrescar


Devido às altas temperaturas as pessoas buscam alternativas para se refrescar, para resolver este problema parte da população opta por comprar ar-condicionado ou ventiladores e isso cria um outro problema: A Conta de Luz.

Em julho de 2010, foi lançado na Coréia pela LG um modelo de ar condicionado movido a energia solar. Porém este produto tem causado muita confusão e, nós, do Portal Solar, vamos tirar suas dúvidas.

Ar condicionado Solar da LG

O ar condicionado solar da LG foi descontinuado já há algum tempo. Ele é um ar condicionado híbrido (funciona com energia solar e elétrica) e possui um painel solar de 70 Watts que produz apenas 3.5% da energia que o ar-condicionado consome (este modelo consome perto de 2000 Watts).

O Ar-condicionado pode ser movido somente com painéis solares fotovoltaicos?

Não, o aparelho de ar-condicionado precisa de um fornecimento estável de energia. Caso o dia esteja muito nublado ou chuvoso, a energia gerada pelo painel solar pode não ser suficiente para o ar-condicionado funcionar.

É possível utilizar energia solar no ar condicionado?

Para ter um ar-condicionado movido somente a energia solar, são necessárias muitas placas solares e muitas baterias (portanto é possível), mas isso torna o custo alto e para uma casa comum o retorno financeiro é muito longo. Em situações onde você não tem acesso a rede e precisa usar um gerador a diesel esta solução pode se tornar viável economicamente. (exemplo barcos de pesca na Amazônia)

Solução de Energia Solar para Ar Condicionado

Optar pela instalação de um sistema fotovoltaico conectado à rede é a melhor forma de se utilizar a energia solar no Brasil para alimentar um ar-condicionado.

Para empresas e comércios, que operam durante o dia, é uma solução perfeita: Quando o dia está muito quente e com sol, você está produzindo bastante energia com os painéis solares e esta energia é usada para alimentar o ar-condicionado. Se por acaso passar uma nuvem muito grande e diminuir a sua produção de energia solar não haverá problemas pois, você continua conectado na rede de distribuição de energia elétrica e, o que o seu painel não conseguir fornecer, a rede da distribuidora fornece.

Para casas a solução também funciona. Mesmo se você usar o ar-condicionado à noite, não tem problema, pois você gera energia em excesso durante o dia e esta energia vai para a rede da distribuidora e gera créditos de energia que são utilizados para abater o seu consumo durante a noite (veja como funciona o sistema fotovoltaico). Desta forma você pode usar e abusar do seu ar-condicionado sem se preocupar tanto com a conta de luz!

Veja Preços de Kits de Energia Solar para Ar Condicionado

Existem algumas outras soluções sendo desenvolvidas para se reduzir os gastos de energia do ar-condicionado utilizando-se a energia solar térmica (aquecimento solar). Esses equipamentos utilizam bombas de troca de calor e são praticamente inexistentes no Brasil até então (salve raras exceções).

Quantas placas solares são necessárias para um ar condicionado?

Seria necessária apenas 1 placa solar para suprir o consumo de um ar-condicionado que consome aproximadamente 32,4 kWh ao mês.

(Fonte: https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/curiosidades-sobre-energia-solar/ar-condicionado-energia-solar.html)

Você também pode gostar de ler

8 MOTIVOS PARA INVESTIR EM ENERGIA SOLAR

Em 22/03/2022 às 07h42 - Atualizado em 29/09/2023 às 13h48