Cientistas conseguem pela 1ª vez gerar energia 'TOTAL' da Luz do Sol

Cientistas conseguem pela 1ª vez gerar energia 'TOTAL' da Luz do Sol

Cientistas demonstraram pela primeira vez que é possível gerar energia a partir de todo o espectro visível da luz solar

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail
Imagem 1_vez_energia_total

Cientistas demonstraram pela primeira vez que é possível gerar energia a partir de todo o espectro visível da luz solar. Essa tecnologia conseguiria captar pelo menos 50% mais energia do que as atuais células fotovoltaicas. Também é capaz de transformar energia do Sol em combustível, mais rápido e eficientemente do que ocorre atualmente. Os pesquisadores criaram uma nova molécula, capaz de absorver toda a luz do sol que enxergamos. Ao mesmo tempo, ela age como um catalisador para converter essa energia solar em hidrogênio — uma fonte alternativa de energia, limpa e sustentável, que poderia servir de substituto aos combustíveis fósseis. O estudo, desenvolvido na Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, foi publicado nesta semana na renomada revista Nature.

"A ideia é pegarmos os fótons da luz sol e transformá-los em hidrogênio. Em linhas gerais, estamos poupando a energia solar, armazenando-a em ligações químicas para que possa ser utilizada em um momento futuro" Claudia Turro, líder do projeto.

A luz é composta por minúsculas partículas elementares, chamadas fótons. São "pacotinhos" que transportam energia eletromagnética. A intensidade, brilho e cor de cada luz varia de acordo com a quantidade e disposição dos fótons.

Células fotovoltaicas tradicionais já utilizam os fótons para gerar energia. Só aproveitam, porém, parte da luz solar. A grande inovação da pesquisa é tornar possível a coleta da energia de todo o espectro visível — inclusive do infravermelho, uma energia baixa e muito difícil de ser absorvida. "O que faz dar certo é que o sistema consegue colocar uma única molécula em um estado de excitação. Assim, ela absorve o fóton e consegue guardar dois elétrons para fazer hidrogênio", disse Turro. "É algo inédito guardar dois elétrons em uma mesma molécula derivada de fótons e combiná-los para fazer hidrogênio."

A pesquisa não parou aí. Também indicou ser possível fazer a luz solar abastecer automóveis. O primeiro desafio é elaborar um mecanismo que colete essa energia. Depois, transformá-la em combustível. A conversão, por sua vez, necessita de um catalisador — algo que acelere a reação química. A maior parte das tentativas anteriores de produzir hidrogênio a partir da luz solar focaram nas ondas de energia mais altas no espectro solar — como os raios ultravioleta. Além disso, usaram catalisadores compostos por duas ou mais moléculas. Também havia trocas de elétrons, ou seja, de energia, enquanto o combustível era produzido. O problema é que muita energia era perdida nessas trocas. Isso tornava os sistemas multi-moléculas pouco eficientes. Alguns poucos experimentos que se basearam em catalisadores de molécula única também foram ineficientes por dois motivos. Primeiro, não coletava energia de todo o espectro visível da luz solar. Segundo, os catalisadores se degradavam rapidamente. O time da Universidade de Ohio conseguiu superar os dois obstáculos. Descobriu como fazer um catalisador que "jogasse menos energia fora" e tivesse só uma molécula — uma forma do elemento Ródio. Depois, capturaram energia desde o infravermelho até o ultravioleta, ou seja, o espectro visível inteiro.

Você também pode gostar de ler

Imagem principal do artigo Cientistas conseguem pela 1ª vez gerar energia 'TOTAL' da Luz do Sol

Cientistas conseguem pela 1ª vez gerar energia 'TOTAL' da Luz do Sol

Cientistas demonstraram pela primeira vez que é possível gerar energia a partir de todo o espectro visível da luz solar

Em 21/03/2022 às 09h26 - Atualizado em 29/09/2023 às 13h48

Ícone whatsapp