8 MOTIVOS PARA INVESTIR EM ENERGIA SOLAR

8 MOTIVOS PARA INVESTIR EM ENERGIA SOLAR

Todo mundo consome energia elétrica e vai continuar consumindo para as próximas gerações

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail
Imagem 8_motivos

Vamos partir de uma premissa: a de que todo o mundo precisa de energia elétrica!Todo mundo consome energia elétrica e vai continuar consumindo para as próximas gerações.

E qual o problema? 

O abastecimento e fornecimento de energia por hidrelétricas é cada vez mais caro, mais poluente e com mais riscos de racionamento.  Estudos da Bloomberg defendem que a energia solar fotovoltaica representará mais de 25% da matriz elétrica global já em 2040, ou seja, em menos de 20 anos. O Brasil faz parte dos países que representam alto potencial de mercado para novos entrantes. 

Aqui vão os 8 motivos para investir hoje! 
1º Pelo crescimento acelerado do setor

Um dado oficial do setor foi de 110.299 mil novas instalações realizadas apenas no de 2019!  Exatos 211% a mais do que o número de novas instalações realizadas em 2018. São muitas estimativas e pesquisa ao redor do setor de energia fotovoltaica, especialmente no Brasil, um país com capacidade de geração de energia superior a muitos países que já figuram no Top 5 do ranking mundial de produção de energia solar.  O potencial energético do Brasil de produzir energia fotovoltaica em relação à Alemanha,  um dos países no topo do ranking de potência instalada, é surpreendente.

A região mais ensolarada da Alemanha tem o índice de radiação solar 40% menor que o índice da região menos ensolarada do nosso Brasil. Dá pra imaginar como serão as próximas décadas se o crescimento mantiver este ritmo frequente de crescimento? Não é atoa que instituições como Sebrae, Aneel, Fitch Solutions, Empresa de Pesquisa de Energia (EPE), Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Bloomberg e Agência Internacional de Energia (IEA), todas já apresentaram relatórios e projeções do futuro da energia solar no Brasil e no Mundo. 

Dados e estimativas para investir em energia solar
Um novo relatório divulgado pela empresa de pesquisa de mercado Fitch Solutions apontou o Brasil como um dos dois mercados de energia solar mais atrativos para investidores. Estudos da Bloomberg apontam que a energia solar fotovoltaica representará mais de 25% da matriz elétrica global já em 2040, ou seja, em menos de 20 anos. Segundo a Agência Internacional de Energia (IEA), a energia solar fotovoltaica poderá representar um terço da produção global de energia elétrica do mundo até 2060.

Já em relação ao Brasil, a tendência é a energia fotovoltaica passar de fonte com menor  representatividade na matriz em 2016 para a fonte com a maior representatividade em 2040. Outra estimativa oficial é da Empresa de Pesquisa de Energia (EPE).  Segundo ela, serão 1,35 milhão de consumidores com geradores solares até 2027.  Estamos falando de cerca de duas década à frente, aos que querem dados para decidir por que investir em energia solar, as projeções são reais e superadas ano a ano.  A pergunta é: se só em 7 anos a estimativa é de pouco mais de um milhão de brasileiros usando energia solar, imagine um negócio que fique para você, para seus filhos e seus netos? 

2º Porque o setor de franquias tem crescimento acima da média

O percentual de crescimento do setor de franquias é divulgado trimestralmente pela Associação Brasileira de Franchising ( ABF).  Nos seus últimos dados, o faturamento das franquias no Brasil passou de R$ 44,479 bilhões no 3º TRI de 2018 para 47,203 bilhões no 3º TRI de 2019. 

O presidente da ABF, André Friedheim, ainda explica: “Quando comparamos os terceiros trimestre de 2018 e 2019 verificamos uma aceleração expressiva. Em 2019, tivemos um quadro definido e perspectivas de medidas liberalizantes na economia, o que favorece muito a tomada de decisão de investimento”. Se mesmo em meio às retrações e crises econômicas do período o setor de franquias manteve seu crescimentos, os próximos anos prometem colocar as franquias em destaque para investimentos especialmente para serviços.  As tendências de exclusividade e segmentação são também as responsáveis pelo sucesso do setor, os bons exemplos são esmalterias, escovarias, barbearias e lojas especializadas em serviços específicos com o máximo de qualidade. E quanto às franquias solares, elas foram as grandes responsáveis por aumentar a quantidade de empresas em cada estado do Brasil e popularizar o uso de painéis solares. Levando conhecimento e educando o brasileiro sobre o funcionamento e benefícios do uso de energia fotovoltaica em casas e empresas. 

3º Porque a tendência de consumo é sustentabilidade

Uma tendência mundial. O Brasil segue a mesma linha de perfil de consumo mais consciente e em busca de soluções mais “verdes” para o dia-a-dia. 

O ranking de preferências de consumo sustentável realizada pela Akatu, colocou “água limpa e preservando fontes” em terceiro lugar, atrás de “estilo de vida mais sustentável” e “alimentos  sustentáveis”. Segundo Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu, a preocupação com a água pode ser reflexo da crise hídrica que se propagou em diferentes áreas do país, justificando o desejo pela “água limpa” em terceira posição no ranking.E quando falamos que investir em energia solar é um legado para muitos anos, também consideramos as gerações e suas características de consumo. E adivinha o que esperar para as próximas décadas? 

4º Porque não precisa ser engenheiro para investir em energia solar

Tem profissional de gestão, administração, executivo de vendas e outros empreendedores que veem na energia solar a oportunidade de uma mudança de rumo e de negócio realmente lucrativo e estável. Nada melhor do que contar a história do próprio fundador da Blue Sol. Investiu o seu dinheiro em conhecimento, trouxe a ideia de energia solar para o Brasil após um período de pesquisa fora do país.  Nelson Colaferro Jr. foi o precursor e um dos principais líderes da tecnologia fotovoltaica no Brasil.  Seu olhar para a tecnologia foi realmente visionário e anterior à publicação da Resolução 482.

Pra quem não sabe, os brasileiros foram autorizados apenas em 2012 a produzir a própria energia elétrica a partir de fontes renováveis. Em 2009, Nelson foi em busca de outra área para empreender.  Foi no exterior que ele viu a oportunidade do setor solar se expandir no Brasil. 

5º Linhas de financiamento de energia solar

{CONFIRA A NOTICIA COMPLETA EM: https://blog.bluesol.com.br/por-que-investir-em-energia-solar/}

Você também pode gostar de ler

Imagem principal do artigo Universidade Federal do Paraná inaugura a maior usina solar do Brasil

Universidade Federal do Paraná inaugura a maior usina solar do Brasil

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), inaugurou neste mês a maior usina solar fotovoltaica

Em 21/03/2022 às 09h47 - Atualizado em 29/09/2023 às 13h48

Imagem principal do artigo Arábia Saudita e Dubai investem em grande projeto de energia solar concentrada

Arábia Saudita e Dubai investem em grande projeto de energia solar concentrada

Arábia Saudita e Dubai estão apostando fortemente em avançados sistemas de energia solar para diversificar o setor de energia

Em 22/03/2022 às 07h39 - Atualizado em 29/09/2023 às 13h48

Imagem principal do artigo 8 MOTIVOS PARA INVESTIR EM ENERGIA SOLAR

8 MOTIVOS PARA INVESTIR EM ENERGIA SOLAR

Todo mundo consome energia elétrica e vai continuar consumindo para as próximas gerações

Em 22/03/2022 às 07h42 - Atualizado em 29/09/2023 às 13h48

Imagem principal do artigo Ar-condicionado movido a energia solar: mito ou verdade?

Ar-condicionado movido a energia solar: mito ou verdade?

Devido às altas temperaturas as pessoas buscam alternativas para se refrescar

Em 22/03/2022 às 07h46 - Atualizado em 29/09/2023 às 13h48

Ícone whatsapp