Não podemos negar que hoje em dia, estamos cada vez mais envolvidos com o consumo consciente de nossos recursos, bem como a reciclagem produtos, compostagem de alimentos, purificação e reutilização da água e também geração de energia.

O pensamento sustentável é muito comum para gerações do século XXI, pois aprendemos que muitos recursos de nosso planeta são limitados, e precisam ser consumidos de forma consciente e com respeito.

Bom, levando em consideração todo este ambiente sustentável, é óbvio que muitas ideias acabam surgindo, e entre elas, está a captação e geração de energia por meio do consumo de raios ultravioletas, lançados pelo próprio sol. Nossa... agora ficou complicado né... mas não se preocupe, vamos deixar tudo bem explicado para você!

Primeiro, o nome desta solução que realiza a geração de energia solar se chama “Sistema Fotovoltaico”.

E o que seria um sistema fotovoltaico?

Certo, o sistema fotovoltaico é capacitado para gerar energia elétrica através da radiação solar, e existem dois tipos de sistema, onde um é o sistema isolado (off-grid) e o outro é o sistema conectado à rede (grid-tie).

O sistema isolado pode ser utilizado em locais remotos, onde os custos para se conectar a uma rede elétrica pode ser elevado demais.

Por exemplo, você possui uma casa de campo, porém, a energia convencional de redes elétricas não chegam neste local. Uma solução é a instalação de um sistema fotovoltaico off-grid, que por sinal, é uma ótima resolução, não?

Já o sistema conectado à rede, onde o próprio nome já deixa explícito, é um sistema que pode ser instalado em residências e locais que já possuem rede elétrica, para substituir ou complementar o consumo de energia.

É importante lembrarmos que a energia elétrica gerada a partir de um sistema fotovoltaico possui apenas os custos de manutenção após sua instalação, sendo possível até vendê-la, caso ocorra um descarte do excesso de energia gerado por seu sistema, porém só é possível se você tiver um sistema conectado à rede convencional de energia elétrica.

Agora vamos passar por todos os componentes que fazem parte de um sistema fotovoltaico:

  • Painéis Solares: você provavelmente já se deparou, com aquelas placas cheia de quadradinhos, que se encontram nos telhados de algumas residências. Estas placas são responsáveis por transformar a radiação solar em energia elétrica;
  • Controladores de carga: os controladores de carga eivam sobrecargas ou descargas exageradas na bateria que será abastecida com a energia elétrica gerada nos painéis solares;
  • Inversores: os inversores são responsáveis por transformar a corrente contínua das baterias em voltagem 110V ou 220V. Pode transformar também em alguma outra tensão desejada;
  • Baterias: as baterias armazenam a energia elétrica, pois também necessitamos dela quando o sol se põe.

 

Agora você conhece um sistema fotovoltaico, e sabe como funciona cada componente, mas o conhecimento pode ser superficial, se você tem a necessidade de fazer a instalação de todo um sistema. Por este motivo, existem as empresas com profissionais capacitados e com experiência técnica para realizar toda a mão de obra para você:

  • Criação do projeto, calculando a quantidade de painéis que serão necessários para gerar toda a energia elétrica que seu local precisa e estabelecendo o melhor local para dispor os painéis solares;
  • Instalação de todo o sistema, mantendo todas as operações harmoniosas;
  • Manutenção do sistema, desde a limpeza dos painéis solares até análise de toda a rede elétrica.

E este é apenas um resumo de todos os serviços que uma empresa profissional em instalação de sistema fotovoltaico pode oferecer.

Também é garantido que o lucro que você terá com seu sistema fotovoltaico, pode pagar todas as despesas que você irá encontrar em todo o processo

Se você está procurando uma empresa que instala sistema fotovoltaico, então está no lugar certo.

Fale com os profissionais da Projeto Energia, no WhatsApp – (17) 99146-5876, e peça um orçamento sem compromisso.

A Projeto Energia atende todo o Brasil, e está sediada em São José do Rio Preto – SP.

QUER SABER MAIS?
SOLICITE ORÇAMENTO