Energia solar é a conversão de energia proveniente dos raios solares em eletricidade utilizando painéis fotovoltaicos.

A transformação da energia solar em energia elétrica é uma forma sustentável e renovável, se tornando bastante popular no século XXI, pois muitas pessoas já começaram a pensar no futuro, e em como utilizar os recursos de nosso planeta, de forma consciente e responsável.

Muitos engenheiros elétricos se especializam para realizar a instalação e manutenção de todo o sistema de energia solar, porém, empresas especializadas também vem entregando um ótimo serviço, à um ótimo custo benefício.

Mas antes de chegarmos na parte de instalação de um sistema solar, vamos listar os benefícios que a energia solar pode trazer para sua residência, comércio ou indústria.

1° - A Energia solar é um fonte renovável de energia: a energia solar está disponível em qualquer lugar do planeta, todos os dias. Nunca ficaremos sem energia solar, ao contrários de outras fontes de energia. Especialistas dizem que teremos o sol disponível por ao menos 5 bilhões de anos, então temos tempo de sobra para começar a utilizar esta energia, correto?

2° - Redução nos custos de contas de luz: equipamentos ou maquinários que necessitam de energia começarão a utilizar a eletricidade provida do sistema de energia solar, causando uma redução dos custos de energia elétrica, de até 90%, ou até lucro pelo excedente de energia gerada por suas placas.

3° - Aplicações variadas, para diferentes tipos de projetos: a energia solar pode ser utilizada para diversos fins. Você pode gerar eletricidade ou calor, pode utilizar em áreas sem acesso à rede de energia, pode utilizar para destilar água, ou até mesmo utilizar para alimentar satélites no espaço.

4° - Baixo custo de manutenção: geralmente, sistemas de energia solar não necessitam de muita manutenção, precisamos apenas manter as placas relativamente limpas, o que pode ser feito algumas vezes por ano. Não existem partes que necessitam de reposição, além dos inversores, que possuem uma durabilidade de 5 à 10 anos, por causa do trabalho contínuo em converter a energia em eletricidade doméstica.

5° - Desenvolvimento tecnológico: a tecnologia no setor de energia solar avança constantemente, e as melhorias serão intensificadas no futuro. As inovações na física quântica e na nanotecnologia podem potencialmente aumentar a eficácia dos painéis solares e duplicar, ou até triplicar, a entrada elétrica dos sistemas de energia solar.

Certo, mas não existem contra-indicações para o uso de um sistema solar? A resposta para isto é sim, existem algumas, mas que não são prejudiciais para grande parte dos casos:

1° - Custos: os custos para realizar a instalação de um sistema solar pode ser relativamente alto (cerca de R$14.000,00 para uma residência padrão) e o retorno é a longo prazo (cerca de 6 anos para recuperar o investimento), após este período, você possui apenas retorno e lucro.

2° - Dependência do clima: apesar do sistema de energia solar conseguir captar energia através de climas chuvosos ou nublados, a eficiência não é a mesma do que em dias ensolarados. Porém, no Brasil, é difícil uma região que esteja sem sol, pois estamos em um país tropical.

3° - Necessidade de muito espaço: Quanto mais energia você precisar consumir, consequentemente mais espaço você vai necessitar, pois precisa coletar ainda mais raios solares. Os painéis solares ocupam um espaço físico grande, e precisam estar em locais onde a incidência de raios solares são constantes (telhados), e pode acontecer de alguns telhados não apresentarem espaços suficientes para a fixação das placas.

Bom, se você chegou até aqui, provavelmente está à procura de uma empresa que realize a instalação de um sistema de energia solar para você.

Mostramos os benefícios e contra-indicações, porém, nada melhor do que um profissional da área para explicar de forma técnica e exata, qual a melhor solução para você e seu projeto, realizando cálculos da quantidade de painéis que serão necessários e o custo que você terá.

Entre em contato com os profissionais da Projeto Energia, e tire todas as suas dúvidas, vai ser rápido, e pode ser até por WhatsApp.

A Projeto Energia está localizada em São José do Rio Preto, e já realizou mais de 50 projetos de sistemas de energia solar, gerando mais de 26 mil kilowatts de energia, até agora!

QUER SABER MAIS?
SOLICITE ORÇAMENTO